Como funciona o PBM: Programa de Benefício de Medicamentos

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Nesse artigo você vai entender como funciona o Programa de Benefício de Medicamentos, ou PBM, que é utilizado pelas farmácias para oferecer um desconto mais interessante nos medicamentos aos seus clientes.

O conceito de PBM (que vem do programa americano chamado Pharmacy Benefits Management) surgiu nos anos 90 no Brasil. É uma replicação do sistema que já existe desde a década de 70 nos Estados Unidos. Tem o objetivo de fornecer e administrar programas de benefícios que os laboratórios desejam oferecer para as pessoas comprarem seus medicamentos.

Curiosidade: O sistema PBM surgiu quando os sindicatos norte-americanos, nos anos 70, pressionaram empregadores para incluir nos direitos trabalhistas, benefícios aos trabalhadores para adquirirem medicamentos. 

Esse programa ficou dentro dos direitos trabalhistas até os anos 80 e 90, quando a combinação do crescimento dos planos de saúde, gestoras médicas e demais empresas do segmento com o fortalecimento e a tendência das estruturas de saúde gratuitas como o SUS (no Brasil), fizeram com que a demanda por PBMs aumentassem e assim, o programa foi expandido para outras frentes até chegarem em toda a população.

Atualmente, com o segmento farmacêutico cada vez mais competitivo, aderir aos PBMs para conseguir oferecer um preço melhor e maiores descontos para os clientes se torna algo essencial principalmente para as pequenas farmácias se manterem competitivas no segmento. 

Nesse artigo, vamos explicar o que é e como funciona o PBM: Programa de Benefício de Medicamentos.

O que é o PBM: Programa de Benefício de Medicamentos?

O PBM (Programa de Benefício em Medicamentos) é um programa disponibilizado pelos laboratórios para os farmacêuticos, que oferece uma lista de mais de 3.000 fármacos com descontos em todos os tipos (genéricos, similares e de referência), para que a farmácia possa repassar esses descontos aos clientes.

Estima-se que a lista completa de medicamentos disponíveis através do PBM pode cobrir até 80% dos tratamentos ambulatoriais, sendo uma excelente opção principalmente para clientes que fazem uso de medicação contínua. 

Para que a farmácia possa ter acesso aos preços e descontos diferenciados, ela precisa se credenciar no PBM dos laboratórios, que é gerenciado por empresas específicas do ramo, responsáveis por fazer a intermediação entre o laboratório e a farmácia.

Como funciona o PBM: Programa de Benefício de Medicamentos?

Cada empresa de PBM tem parceria com laboratórios específicos que disponibilizam seus medicamentos dentro do seu sistema. Desta forma, a farmácia acessa o programa através dos sistemas dessas empresas. 

Para acessar o sistema e a lista, a farmácia precisa primeiro se credenciar com a empresa de PBM que deseja ter acesso e em seguida ter seu cadastro liberado.

Após a liberação, a lista de medicamentos e os preços ficam disponíveis para a farmácia e podem ser consultados a qualquer momento pelos farmacêuticos.

Nessa altura, já deve estar claro para o leitor que para ter acesso à lista dos 3.000 medicamentos disponíveis através do PBM que foi citada acima, a farmácia precisa estar credenciada a várias empresas de benefícios e assim, ter acesso aos diferentes laboratórios e seus respectivos produtos. 

Exemplos de empresas que possuem programas de PBM: Portal da Drogaria, Funcional Health Tech e Vidalink.

Após a farmácia ter feito o cadastro e estar habilitada a vender medicamentos utilizando os descontos dos PBMs, vem a hora de fazer a gestão desses programas e das vendas realizadas através deles.

Quais os desafios para manter o PBM na farmácia?

Os PBMs são disponibilizados pelas empresas através de sistemas informatizados, desta forma eles podem ser integrados com o sistema da farmácia para uma melhor gestão das listas de medicamentos, pagamentos e recebimentos.

Depois de cumprido com o primeiro passo para oferecer o PBM aos clientes, que é fazer o cadastramento  da farmácia nos programas de benefícios, vem a gestão do programa, que precisa ser um ponto de atenção do proprietário da farmácia.

Como são vários os programas de benefícios disponíveis em diferentes sistemas, quando a farmácia começa a se cadastrar em vários deles, o gerenciamento começa a ficar complexo. 

Isso porque o gerenciamento dos produtos que são vendidos através de PBM tem características diferentes das demais operações realizadas na farmácia nos quesitos de  preço, estoque e pagamento/recebimento. 

A sua lista de medicamentos precisa estar sempre atualizada com o PBM e sempre consultada pelo farmacêutico antes de oferecer ao paciente. Como os descontos são agressivos, vender um medicamento errado com certeza será prejuízo para a farmácia.

Outro aspecto é em relação à reposição de estoque e recebimento pelo medicamento. Diferente do Programa da Farmácia Popular oferecido pelo governo (que realiza o pagamento direto pelos medicamentos vendidos pelo programa), no PBM o pagamento da diferença de preço é feita através de reposição do medicamento com os créditos adquiridos.

Desta forma, a farmácia não irá receber em dinheiro a parte do desconto que foi concebido ao cliente. Ou seja, esse valor não irá passar pelo caixa da empresa, indo direto ao estoque.

Sistemas integrados e automatizados para PBM

Para solucionar esse problema na gestão dos PBMs, os melhores sistemas de gestão para farmácias possuem integração com os sistemas das empresas dos programas de benefícios, de forma que consolidando as informações, fique bem mais fácil cuidar dessa área da farmácia.

A integração com os PBMs possibilita que de dentro do próprio sistema a farmácia possa consultar os preços de forma atualizada, gerenciar as quantidades e itens que foram vendidos através do programa, bem como saber quanto precisa pagar e receber dos programas para avaliar seus impactos no fluxo de caixa do estabelecimento.

Como são múltiplos programas para só uma farmácia, é essencial que essas informações fiquem disponíveis para o proprietário fazer uma boa gestão dos seus recursos e conseguir se credenciar aos vários PBMs sem que isso prejudique ou tome tempo demais no gerenciamento da farmácia.

Conheça o sistema G2 Farma 

O G2 Farma é um sistema construído de maneira específica para atender as demandas de uma pequena farmácia. 

Possui além de todo o essencial que uma farmácia precisa (como emissão de notas, faturamento, gerenciamento de vendas, gerenciamento de estoque, gerenciamento de vencimento de medicamentos e todos os relatórios que o empresário precisa), também conta com integração com diversos PBMs do mercado.

Atualmente, o G2 Farma está integrado com os PBMs Vidalink, Portal da Drogaria e o Funcional.

Ele oferece os dados de PBM forma integrada com as demais informações da empresa. Assim, é possível ter acesso a dados detalhados dos medicamentos vendidos, pagamentos, recebimentos e tudo que é preciso para cuidar dos PBMs da melhor forma possível.

Para conhecer o G2 Farma, acesse este link, veja as principais funcionalidades e preencha o formulário da página para receber um contato de nossa equipe comercial, que irá apresentar todas as funcionalidades do sistema, sem compromisso.