Como funciona o programa Farmácia Popular?

001_Farmcia_Popular

Nesse artigo, você vai entender como funciona o programa Farmácia Popular, criado pelo governo federal para atender a população carente com medicamentos mais em conta.

No artigo anterior de nosso Blog, já falamos sobre o PBM – Programa de Benefício de Medicamentos, criado pelos laboratórios para fornecer benefícios na compra de medicamentos, principalmente aqueles denominados de uso contínuo, para a população em geral.

Agora, vamos abordar aqui o programa Farmácia Popular, que é um programa Público e mais uma forma da pequena farmácia oferecer aos seus clientes, medicamentos com preços mais competitivos e nesse caso, em algumas situações de graça.

Os medicamentos para asma, diabetes e hipertensão, por exemplo, são distribuídos de maneira gratuita.

No Farmácia Popular do Brasil, o seu funcionamento é mais simples: a farmácia tem acesso a uma lista de medicamentos que pode faz a venda e distribuição. As operações são lançadas no sistema do programa e a farmácia recebe um valor pelas vendas.

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado pelo Governo Federal para ampliar o acesso da população para medicamentos considerados essenciais. O Ministério da Saúde, com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), adquire os medicamentos diretamente dos laboratórios e disponibiliza para a população a preços de custo ou subsidiados através das farmácias quando necessário.

Já no caso das farmácias que é o braço privado do programa do governo, ela disponibiliza uma lista de fármacos e os preços que a farmácia pode praticar. 

Para participar do Programa Farmácia Popular, a farmácia precisa estar credenciada e integrada ao sistema do Governo Federal. Só assim, ela pode vender e receber pelos medicamentos. 

O problema é que desde 2014 e até o momento que escrevemos este artigo (dezembro de 2020), não foram mais abertas possibilidades de credenciamento de novas farmácias por parte do Governo.

Ou seja, aquelas farmácias que já fazem parte do programa, possuem e são mantidas com o benefício. Já as que desejam se cadastrar precisam aguardar uma nova janela oferecida pelo governo para realizar o cadastramento, homologação e integração do seu sistema com o sistema público. 

Quando terá uma nova possibilidade de cadastramento?

Espera-se que em breve o governo, através do Ministério da Saúde, possa disponibilizar uma janela para novos credenciamentos. 

Porém, até o momento, as informações disponíveis mostram que essa situação segue indefinida. 

Os interessados na inscrição da farmácia no programa Farmácia Popular devem acompanhar sempre o sistema de cadastro e as notícias do Ministério da Saúde. 

Como funciona o programa Farmácia Popular do Brasil?

Pode-se dizer que a farmácia que se cadastrar no programa Farmácia Popular do Brasil se torna uma extensão privada de distribuição de medicamentos do Governo. O objetivo de estender o programa para a rede privada é justamente ampliar o alcance do programa e facilitar o seu acesso em todo o território nacional.

O programa disponibiliza um sistema público que precisa estar integrado com o sistema de gerenciamento da farmácia para ter acesso à lista de medicamentos. São 97 fármacos que são subsidiados pelo governo, para que a farmácia possa fornecer ou vender para a população em geral.

Ao estar credenciada, a farmácia recebe um selo “Aqui tem farmácia popular” e pode divulgar o programa, sinalizando que as pessoas podem ir até o estabelecimento para receber ou comprar os medicamentos disponíveis na lista.

A farmácia que está credenciada pode em qualquer momento, consultar os preços e vender ou oferecer qualquer um dos medicamentos que está na lista do governo e o programa. Ela faz isso através do próprio sistema, que fica integrado com o sistema público onde estão os medicamentos disponibilizados pelo governo.

Após realizar a venda ou distribuição, o governo realizar o pagamento pelos medicamentos vendidos pela farmácia que fizeram parte do programa. 

Onde consigo um sistema integrado com a Farmácia Popular?

As farmácias cadastradas precisam ter o seu sistema de gestão integrado com o sistema público do programa, para poder realizar os procedimentos necessários. Desta forma, é possível receber em dinheiro pelos medicamentos que vendeu ou forneceu para a população. 

É importante que o sistema também tenha uma boa gestão das vendas realizadas através do programa, pois assim o proprietário da farmácia consegue saber exatamente quanto precisa receber do Governo de acordo com os seus prazos de pagamento, bem como fazer a correta gestão do seu fluxo de caixa. 

Além disso, através de relatórios consegue ter uma visão da importância do programa dentro das suas vendas.

A melhor opção para as farmácias integradas com o Farmácia Popular

A melhor opção para o proprietário de farmácia que já é credenciado ao Farmácia Popular, ou aquele que já deseja estar preparado para quando o programa abrir novas inscrições, é o Sistema G2 Farma.

Ele possui integração direta com o sistema Farmácia Popular, para que o proprietário da farmácia possa consultar os medicamentos, registrar as vendas realizadas através do programa e fazer um controle detalhado das operações relacionadas.

Como tudo é feito de maneira integrada, o próprio sistema faz a gestão das entradas, saídas, previsões e quantidades vendidas. 

Além da organização das informações, é possível tirar relatórios que detalham as informações referentes as operações realizadas através do Farmácia Popular, para entender seu fluxo de caixa, seus recebimentos do governo, e muito mais. 

Conheça o G2 Farma acessando este link, ou entrando em contato com a G2 Sistemas através dos telefones: (89) 3422-5133 / (89) 99929-5020 / (89) 99405-1577 , que nós teremos satisfação em atender sua farmácia!