Como as redes sociais (como Instagram) podem alavancar as vendas do seu comércio

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Nesse artigo, você vai entender como utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing para o seu comércio, com o objetivo de atrair clientes.

É fato que as redes sociais não podem ser ignoradas pela sua influência nos negócios. Se no passado as pessoas passavam tempo e se informavam no rádio ou na TV, hoje em dia a atenção está nas redes sociais. 

As pessoas passam horas do seu dia usando o celular e navegando em suas redes.  

Segundo a Revista Época, o Brasil tem o posto de segundo lugar no uso de redes sociais no mundo todo. A Revista Exame traz outro número interessante: segundo uma pesquisa apresentada, cada brasileiro passa em média 2 horas por dia nas redes sociais.

Com essa tamanha atenção que as pessoas destinam para as redes sociais, elas possuem influência em qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. Ali as pessoas estão falando sobre diversos assuntos, podendo ser você, o seu negócio, o seu produto ou o seu segmento. Elas podem não necessariamente citar a sua empresa diretamente, mas uma pessoa pode conhecer o seu concorrente enquanto navega em assuntos relacionados.

Portanto, não estar presente nas redes sociais, é também abrir espaço para que o seu concorrente possa atuar livremente com os seus clientes. É como se as pessoas se reunissem em uma praça para conversar sobre pizza, e você tivesse a oportunidade de apresentar a sua pizzaria para todos que estivessem ali. Você deixaria isso passar? 

As redes sociais são plataformas publicitárias, assim como se anuncia na TV, em outdoors ou em jornais, por exemplo. Por isso, as empresas devem destinar verbas publicitárias para esses canais digitais.

Quando falamos sobre redes sociais, estamos falando de um universo enorme: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, Snapchat, Youtube, Periscope, Tiktok, entre outras.

Nem todas as pessoas estão presentes em todas, bem como não significa que seu cliente também está em todas. Por isso, é preciso ter critério para entender quais são as redes sociais que mais tem aderência para o seu segmento atualmente (atualmente porque isso também pode mudar com o tempo).

Logo abaixo, vamos falar um pouco sobre cada rede social que tem mais relevância para o segmento do comércio, assim você conseguirá entender onde você precisa se encaixar e como ela pode agregar para o seu negócio. 

Por exemplo, o Tiktok é uma rede social nova, que está crescendo muito, mas ainda é muito recente, e que está na mão de crianças, adolescentes e jovens. Logo, ela não é tão relevante no momento para o comerciante.

É preciso entender se o seu segmento também se encaixa nessa rede social.

Para o comércio, são 3 as que possuem mais relevância: Facebook, Instagram e Pinterest. Nós vamos explorar como você pode explorar cada uma delas.

Facebook

O Facebook tem espaço para praticamente todo negócio, no comércio não é diferente. Ele é uma rede social muito popular e com isso, é possível encontrar públicos de todas as idades e perfis.

Ele é muito bom para negócios locais, pois através do comportamento das pessoas, consegue identificar aqueles que tem mais propensão a fazer negócios com a sua empresa. Através dele, é possível por exemplo, que a empresa anuncie para pessoas próximas a um ponto no mapa, ou que moram em uma determinada cidade ou região.

Por exemplo, se você possui um mercado de bairro, é possível que você anuncie apenas para pessoas que moram, ou que estão passando pelas redondezas.

Para fazer isso, é necessário sim fazer um investimento financeiro. Mas com 200 a 500 reais por mês já é possível alcançar muitas pessoas pelo Facebook. 

Instagram

O Instagram é do mesmo dono do Facebook. portanto tudo o que é possível em um, também é possível no outro. A diferença é que o Instagram é uma rede social 100% visual, onde as pessoas se apegam muito mais a vídeos, fotos e pouco conteúdo em texto.

Por ter essa característica, alguns segmentos de comércio funcionam melhor do que outros, além de que o conteúdo e o relacionamento com a audiência também é muito importante.

Os segmentos que trazem maior audiência são: decoração, moda, alimentação, fitness e criatividade. 

Significa que os outros segmentos não devem utilizá-lo? Não. É importante sempre testar e encontrar o caminho certo.

Por exemplo, uma loja de material de construção dificilmente vai conseguir apenas expondo os seus produtos chamar atenção no Instagram. Mas se utilizar os seus produtos para montar ambientes ou dar ideias de marcenaria e reformas, isso pode despertar o interesse das pessoas.

Já uma farmácia, por exemplo, pode explorar conteúdos de saúde, bem estar e qualidade de vida.

Outro destaque do Instagram são os influencers. Que são pessoas que tem atenção de milhares, ou milhões de pessoas e recebem para fazer publicidade. Para negócios locais, é uma excelente estratégia para conquistar novos clientes na região. 

Pinterest

O Pinterest é a maior rede social de busca visual. As pessoas a acessam para pesquisar por conteúdos criativos e 100% visual estático. Criatividade é a chave para se dar bem por lá.

Como o próprio Pinterest se define: “o Pinterest é uma ferramenta de descoberta visual que ajuda as pessoas a encontrar e fazer o que amam: como o que fazer para o jantar ou o planejamento de férias.”

As pessoas normalmente a utilizam para explorar ideias e inspirações. Portanto, são muito exploradas por segmentos como moda, artesanato, alimentação, decoração, marcenaria, e hobbys. 

Imagine um local onde as pessoas vão encontrar ideias de como decorar a sala, de qual receita fazer para  sua visita, de como bordar uma toalha, ou qual combinação de roupa vestir para ir a uma festa.

Por aqui ela é menos conhecida que o Facebook e o Instagram, por isso pode ser uma boa oportunidade para marcar presença. 

Conclusão

Antes de sair criando as contas, é preciso entender onde é melhor se posicionar para obter a atenção da sua audiência. Elas estão no Instagram, no Pinterest ou no Facebook?  

As redes sociais precisam de um planejamento para serem mantidas e receberem publicações com uma frequência definida. Uma página sem atualizações passa a impressão de abandonada e sem atenção, é como já falamos nesse artigo sobre a importância de ter uma boa fachada. Faz parte da percepção do cliente. 

Para começar e conseguir manter consistência desde o início, comece simples. É importante sim se inspirar nas grandes empresas, mas pense sempre em como atuar na sua região com os recursos que você possui. A criatividade conta muito nas redes sociais. 

A busca pela atenção dos seus clientes deve ser constante e as redes sociais não podem ser ignoradas. Quando você tem a atenção das pessoas, consegue atraí-las para que você possa oferecer o seu produto ou serviço. 

Se antes para conseguir a atenção dos clientes era preciso estar na televisão, hoje está muito mais fácil através das redes sociais, que democratizaram o acesso ao marketing e a publicidade. Por isso, ela deve ser levada em consideração como prioridade no marketing da empresa.