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Publicado em 30 de outubro de 2020 por Guto Gleberty
Nesse artigo, vamos dar algumas dicas de como e porque você deve melhorar o visual do seu estabelecimento comercial.
É dentro da loja ou diante dela que um consumidor se encanta com o seu produto e se torna fiel a você, e quando ele te vê pela primeira vez é que constrói uma primeira impressão marcante, que já transmite muita informação para ele.
Para ter ideia sobre a importância disso, existem pessoas que estudam por anos para poderem construir espaços que são pensados para conseguir atingir o objetivo da empresa: seja para consumir mais, ou para ir embora mais cedo para dar lugar a outro cliente.
Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais ter estratégias para como o design, a boa aparência e a organização da loja podem agregar valor na marca para fidelizar e trazer mais clientes.
Existem técnicas na arquitetura, no marketing e no design, que estão voltadas para o comércio e varejo e que buscam estimular o consumidor desde a entrada dele na loja. O visual tem ligação direta com a marca, com a impressão que ele constrói sobre os produtos que estão sendo oferecidos para ele.
O que compõe o aspecto visual da loja?
Existem alguns componentes que formam o aspecto visual do comércio. Segundo o SEBRAE, são eles: a fachada, a vitrine, a iluminação e o mobiliário.
Todos eles formam um composto que mexem diretamente com a percepção do cliente com os produtos e com a marca.
Um espaço desorganizado, escuro, com uma fachada sem com aparência de velha, por exemplo, passa uma impressão ruim.
Já um lugar limpo, bem organizado, com uma fachada nova e moderna, já pode transmitir uma percepção muito melhor para o cliente.
Tudo isso se traduz na experiência do cliente e em sua satisfação.
Como melhorar o aspecto visual do comércio
Melhorar o aspecto visual requer investimento, e ele precisa ser inteligente, conectado com o que você deseja transmitir com a sua marca. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas caras, precisa investir em um aspecto visual de luxo.
É imprescindível ter consciência de que qualquer que seja o foco da empresa, ela precisa investir no seu visual. Todo consumidor, independente do seu poder de compra, deseja ter uma boa experiência de compra.
Pensar no aspecto visual é pensar na experiência de compra, e isso começa pela limpeza e organização do local.
Limpeza
Para melhorar a organização, pode-se utilizar a técnica do 5S. Ela é uma técnica japonesa, que contempla um conjunto de processos e rotinas para manter o ambiente sempre limpo e organizado.
Cada S representa um conjunto de atividades que orientam a empresa em um caminho para ter padrões de trabalho de forma a prezar pela limpeza e organização do espaço.
Depois da limpeza e organização, o próximo passo é investir na aparência e na experiência do cliente, que são a fachada, a vitrine, a iluminação e o mobiliário.
Fachada e vitrine
Investir na fachada e na vitrine significa modificar a primeira impressão que o seu cliente constrói da sua loja. A fachada compõe toda a frente, o letreiro, a iluminação, as calçadas.
Tudo isso precisa ser bem conservado tratado com cuidado, pensando na impressão que o seu cliente pode ter da sua loja e o que ele vai pensar antes mesmo de entrar. O ideal é ter uma fachada que não fique escondida por árvores e bem iluminada, que possa atrair a atenção de quem passa por ali.
Já as calçadas, precisam estar bem conservadas, limpas e pintadas porque elas também fazem parte da fachada.
Iluminação
Na fachada, falamos da iluminação externa que compõe a primeira impressão do cliente. Já aqui falamos da parte de dentro da loja.
Uma iluminação adequada ajuda nas vendas, pois permite um maior conforto para o cliente e pode direcionar o seu foco para os produtos que deseja. Atualmente, a iluminação tem tido um papel altamente estratégico na arquitetura das grandes lojas do varejo porque impactam diretamente nas vendas.
Segundo o Sebrae, o comércio pode explorar os dois tipos de iluminação (quente e fria) dentro do estabelecimento: as luzes quentes e amarelas tendem a destacar mais contornos e detalhes do produto, sendo usada em locais específicos da loja; as luzes frias deixam o ambiente mais claro e aumenta a visibilidade geral dos produtos, transmitindo mais confiança para o cliente decidir o que comprar.
Para o comércio que possui muitas gôndolas e prateleiras, o ambiente precisa ser bem iluminado e a luz precisa vir de várias direções diferentes, para não ter sombras e incomodar o cliente.
Mobiliário e estratégias de Merchandising e Ponto de Venda
O mobiliário precisa estar adequado com os demais tópicos já falados anteriormente. Ele precisa ser pensado para proporcionar conforto e uma boa experiência. Quanto mais a vontade o cliente ficar, mais tempo ele permanecerá na loja e consequentemente maior a chance de ele comprar.
O mobiliário também precisa proporcionar estratégias de ponto de venda, também conhecido como merchandising, que basicamente consiste em expor os produtos de maneira estratégica para direcionar o cliente a compra.
O supermercado é o exemplo mais comum de como isso é explorado. As marcas vão até os supermercados para monitorar como os produtos estão sendo expostos e possuem estratégias específicas para divulgar lançamentos, promoções e produtos que desejam aumentar as vendas.
O varejo é movido por exposição. Fazer boas estratégias de ponto de venda podem aumentar o quanto seu cliente vai comprar quando entrar na loja.
Combinar a boa exposição de produtos, com uma maior permanência do cliente na loja, significa aumentar o ticket médio, ou seja, o quanto ele vai gastar naquele momento.
Dica Bônus: Marketing Sensorial
Além de explorar os aspectos visuais da sua loja, que estão compostos por limpeza e organização, fachada, vitrine, iluminação e mobiliário, atualmente existe uma tendência muito forte nos comércios que é trabalhar o marketing sensorial.
Ao falar dos aspectos visuais acima, estamos explorando apenas 2 sentidos: o tato e a visão.
Os empreendedores estão atualmente obtendo sucesso com estratégias de comércio que conseguem explorar mais sentidos humanos, principalmente o olfato e a audição.
Quando se trabalha todos os sentidos, conseguimos atingir a memória das pessoas e até gerar emoções que fortalecem ainda mais a relação do cliente com o comércio e leva a maior possibilidade de fidelização.
Vou deixar aqui algumas marcas que conseguem explorar muito bem o marketing sensorial, para que você repare a próxima vez que for até um shopping e ver uma delas: M. Martan, Capodarte e Melissa.
Como isso dá resultado para o comércio?
Os resultados das ações de investimento em aspectos visuais e sensoriais do estabelecimento comercial podem refletir em 3 coisas diferentes:
- Valor médio que o cliente gasta cada vez que vai na loja
- Frequência de visitas de um mesmo cliente
- Maior percepção de qualidade com sua loja
Temos que destacar que as estratégias visuais são indicadas para qualquer porte de empresa e público alvo. Qualquer pessoa é impactada, mesmo que inconscientemente, pelos sentidos e constrói uma percepção da sua empresa.
Você é o responsável por fazer essa percepção ser positiva, ou negativa.
Portanto, estude e planeje como você pode melhorar os aspectos visuais do seu comércio para receber melhor os clientes.
Uma sugestão, é visitar outros comércios referência no assunto no seu segmento, para conhecer as melhores práticas e entender como é possível adaptar isso para o seu estabelecimento.