Qual a forma correta de gerenciar o cadastro de produtos em um supermercado?

2418 scaled

Neste artigo você entenderá a importância do cadastro de produtos para a gestão de seu supermercado e como fazer da maneira correta.

Ter boas práticas quando se fala sobre cadastro de produtos em um supermercado, é peça chave de uma gestão correta de tudo que ocorre em sua loja. Afinal, é a partir dela que todo o ciclo se iniciará, desde a entrada no estoque até uma possível devolução do produto para loja por parte do seu cliente, sem falar que  muitos dos tópicos que abordaremos aqui irão mostrar como isso pode te ajudar a crescer com seu negócio.

Definir como será o Processo de Cadastro de Produtos

Já parou pra pensar o que você ou sua equipe de funcionários faz quando recebe mercadorias na loja? Será que a entrada desses produtos no estoque está sendo feita de forma correta?

O primeiro ponto de atenção é o uso de código de barras para tal processo. Se você ainda não possui uma gestão de estoque baseada na entrada utilizando os códigos de barras, as chances  de não estar fazendo isso de forma correta são grandes. 

Porque sem o uso do código tanto na entrada e saída de produtos (no momento da venda), a única maneira de dar entrada é fazendo isso manualmente, um processo moroso, com grande probabilidade de falha e que nos dias de hoje pode ser feito simplesmente com um auxílio de um sistema, onde você terá informações centralizadas, sem depender de planilhas cadernos de anotação.

Além disso, o cadastro do código de barras fica padronizado e facilita na hora de organizar o estoque. Já falamos previamente neste artigo sobre como uma boa gestão de estoque pode impactar positivamente as margens do negócio, e para isso é fundamental adotar o uso de código de barras.

Portanto defina o que deve ser feito no momento da chegada das mercadorias em sua loja e invista em um bom sistema, com leitor de código de barras. Isso irá transformar sua rotina e destravar a gestão de estoque.

Durante a entrada, identifique também onde as mercadorias serão armazenadas. No depósito ou câmara fria? Irão direto para as prateleiras?

Padronize as informações do cadastro de produtos

Com um sistema que faz a leitura de códigos de barras, o próximo passo é padronizar as informações que irão compor sua base de cadastro. Quanto mais detalhado seu cadastro, melhor será sua gestão de estoque. 

Algumas informações que não podem faltar em seu cadastro são:

  • Nome do Produto;
  • Descrição do Produto (Defina padrões, como siglas para facilitar o processo);
  • Código do Produto (Comece com um número inicial e siga conforme os produtos forem sendo cadastrados);
  • Nome da Marca
  • Peso;
  • Custo.
  • Preço de Venda;
  • Regras de tributação
  • Data de Validade

Importante lembrar que essas informações também podem ser utilizadas para saída de produtos e consequentemente emissão de notas fiscais, portanto fazendo uma entrada padronizada, as informações podem ser reutilizadas posteriormente e facilmente entendidas pelos clientes.

Defina Categorias/Grupos de Produto

Outro método utilizado para facilitar ainda mais o processo de cadastro e até mesmo o simples ato de procurar no sistema por um produto, é a separação de produtos por categorias, grupos, famílias, levando em consideração suas características.

No caso de supermercados, você pode utilizar a mesma estratégia que é feita nas gôndolas, por exemplo, departamentos como commodities, higiene, limpeza, bebidas, entre outros e isso pode ser ainda mais categorizado como arroz, feijão, achocolatado em pó, amaciante e por aí vai.

Esse processo de categorização dos produtos, pode facilitar até a organização de seu depósito e armazenagem, já que cada tipo de produto exige um cuidado com relação a temperatura, exposição à luz por exemplo.

Além disso, até mesmo no processo de venda, a organização em categorias é indispensável, já que tendo tudo padronizado é muito mais fácil encontrar o produto se necessário. 

Outro benefício da padronização é para realizar análises e gerar bons relatórios. Com um cadastro inteligente, fica muito mais fácil entender até mesmo o comportamento do seu cliente dentro do estabelecimento e como ele faz compra. Por exemplo: você consegue saber hoje com precisão, quais são as categorias de produtos que vendem mais no final de semana? E se você puder com base nisso, lançar ofertas que aumentem o fluxo de pessoas no seu supermercado?

Use o Código de Barras em todas as etapas da gestão dos produtos

Como já citamos anteriormente, o uso do código de barras é indispensável no processo de cadastro de produtos, mas não só nessa etapa como também em toda gestão do produto dentro de sua loja.

Ele deve ser um facilitador na rotina logística de seu estabelecimento e através dele, é possível automatizar muitas tarefas rotineiras do supermercado.

O uso do código de barras aliado a um software de gestão permite o aumento da visibilidade dos processos dentro do supermercado, sendo possível controlar toda a movimentação do produto, desde a entrada até a saída no PDV (Ponto de Venda) ou caixa.

O código de barras também gera para o estabelecimento mais confiabilidade, já que ele não pode ser alterado. Com menos intervenção humana, menos são as chances de erros nos processos de gestão.

Cadastro de produtos inteligente é peça chave na informatização do seu supermercado

Como já falamos nesse texto de nosso blog, a informatização e gestão inteligente do comércio em geral já não é mais um diferencial e sim uma questão de sobrevivência. Por isso, trabalhar no papel ou na calculadora, sem um sistema e uma pessoa que faça os controles corretos, é colocar as margens de lucro em xeque e consequentemente, a sua capacidade de ser competitivo em sua região.

Em muitos casos, os concorrentes têm preços melhores ou conseguem preços mais competitivos porque justamente possuem controles mais inteligentes, que ajudam em estratégias de preços e de ofertas para atrair os clientes.

Na G2 Sistemas, nós já ajudamos muitos supermercados no processo de informatização e podemos afirmar que aqueles que fazem cadastros de produtos da maneira correta e trabalham as informações geradas de forma inteligente, conseguem ampliar a visão do negócio e fazer ele crescer. 

Se você sente que precisa de ajuda com cadastro de produtos, ou procura um parceiro para informatizar o seu supermercado desde a instalação de equipamentos até um sistema, entre em contato com a G2 Sistemas enviando uma mensagem clicando aqui, ou ligue nos telefones: (89) 3422-5133 / (89) 99929-5020 / (89) 99405-1577 , que nós teremos satisfação em atender seu supermercado!

Leave A Comment

What’s happening in your mind about this post !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *