Os 5 motivos que você precisa de um sistema para seu supermercado

477600 PGDMBK 437 scaled

Esse artigo é uma reflexão sobre os benefícios e motivos para você adquirir um sistema de gestão para o seu supermercado

O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos benefícios que o proprietário do supermercado tem quando passa a contar com um sistema para fazer a sua gestão. Muitas vezes, temos uma visão equivocada do que um sistema pode trazer para a empresa, ou até mesmo subestimamos seu potencial. 

O fato é que um bom sistema, nas mãos de um empreendedor que enxerga seus benefícios, vai sem dúvidas trazer ganhos de produtividade dos funcionários, possibilitar que se enxergue oportunidades de maiores ganhos e consequentemente, trazer lucro e crescimento nas vendas.

Parece contra o bom senso pensar que gastar com uma mensalidade e instalação, investir em equipamentos de automação e investir tempo alimentando informações no sistema vai fazer você ganhar mais. Mas a verdade é que um supermercado só consegue crescer se trabalhar com padronização, informatização e informação.

Por isso listamos aqui 5 motivos que um supermercado precisa de um sistema. Se você se encaixar em apenas um deles, é o momento de começar a pensar em investir em tecnologia.

1. Economizar tempo do cadastro de Produtos

Economizar tempo de sua equipe no cadastro de produtos significa em linhas gerais, ganhar tempo para executar outras atividades que precisem ser realizadas.

Essa atividade que parece simplesmente inserir informações dos itens que compõe sua grade de produtos, se não feita de forma correta pode trazer prejuízos ao estabelecimento, como produtos vencidos sem controle – e consequentemente perdas -, falta de informação sobre fornecedores, falta de informação sobre valor parador em seus estoque, entre outros que podem ser resolvidas facilmente ao implementar o uso de um sistema.

O processo de cadastro de produtos pode se tornar algo simples com o auxílio de um sistema, padronizando as informações, definindo categorias ou grupos de produto, implementando o uso de código de barras no dia a dia da loja, entre outras dicas valiosas que já falamos no artigo anterior e que serão alimentadas em seu sistema.

Entendendo a importância e as vantagens de fazer tudo isso, será muito mais fácil cadastrar produtos, já que controlar planilhas ou blocos de papel não é algo viável nos dias de hoje.

Se você se identificou com o que falamos acima e ainda não utiliza sistema em seu supermercado, já levantamos um motivo para isso.

2. Ter controle total das suas margens de lucro

Com a implantação de um sistema é possível cadastrar informações que vão além das que já levantamos aqui, como os custos envolvidos no produto, tributação e históricos de valores aplicados em ofertas, por exemplo. Dessa forma fica mais fácil definir qual a margem de lucro mínima necessária para trabalhar em cada produto, seja no preço regular ou em ofertas, ao invés de colocar um percentual direto ou estimar um preço que acha viável.

A rotina do mercado quando falamos de preços é algo muito variável e pode mudar todos os dias, portanto não estar atento às necessidade a essas mudanças pode levar aos poucos seu estabelecimento a um prejuízo no giro dos produtos ou em uma queda de vendas por um grande período. A gestão da informação é instrumento indispensável e o sistema pode te auxiliar trabalhar melhor com as margens de lucro e preços.

Além da gestão da informação, o uso do sistema possibilita ter informações de vendas em tempo real, sendo possível saber exatamente quanto está ganhando ou perdendo em cada produto de seu negócio, bem como identificar os itens que se vende mais ou menos em dias específicos da semana, ou períodos do ano.

Por fim, o uso de um sistema pode te auxiliar na definição de estratégias, trazendo para seu supermercado ofertas mais atrativas, já que tendo números na mão, fica mais fácil ser mais competitivo.

3. Ter visibilidade sobre perdas

Ter visibilidade de informações relacionadas aos produtos de forma geral é uma das muitas vantagens do uso de um sistema em seu supermercado, como já comentamos nesse artigo aqui

Uma das tarefas mais difíceis para um supermercado que não utiliza sistema é o controle de vencimentos que é um dos maiores ofensores quando falamos de perdas.

A má gestão de estoque é uma das razões das perdas, já que ela pode gerar avarias,  por falta de organização de um depósito, por exemplo, ou até uma armazenagem incorreta, colocando um item perecível em um local inadequado ou em uma temperatura não indicada. Além disso, é comum quando há falta de controle, itens vencidos nas gôndolas, seja por uma compra inadequada, falta de estratégias de venda e até um posicionamento incorreto na área de vendas.

Portanto é possível perceber como mais uma vez as informações que podem ser obtidas através do uso de um sistema, podem auxiliar na resolução e promover a visibilidade de problemas que podem vir a ser identificados previamente.

4. Economizar tempo do seu cliente

O cliente também se beneficia quando você tem um bom sistema no supermercado, pois economiza tempo em situações que poderiam estar automatizadas e mais rápidas.

Na hora de passar os itens no caixa e pagar a compra, se o PDV (Ponto de Venda) está automatizado com impressora fiscal, leitor de código de barras, máquina de cartões e um caixa, fica mais rápido finalizar a compra. Além do cliente ficar menos tempo no caixa, uma possível fila fica mais rápida.

Outro equipamento que pode ser integrado com o sistema para facilitar a vida do cliente é a balança integrada com o sistema. Ela pode tanto gerar uma etiqueta adesiva com o código de barras, para passar no caixa, como também estar integrada ao caixa e fazer a pesagem no próprio PDV. Em ambos os casos, o cliente não precisa ficar esperando consultar as tabelas, ou registrar manualmente os valores das pesagens. 

E quantos produtos já deixou de fazer porque o cliente não achou o preço? 

É muito provável que você não saiba o que isso representa de verdade, porque não são todos que vão até o caixa perguntar o preço, simplesmente deixam de comprar. Mas um sistema que controla preços e gera etiquetas de prateleiras pode resolver isso facilmente com os cadastros corretos. 

Ao invés de marcar cada item com o preço, ou por falha humana até deixar item sem preço, é possível colocar pontos de consulta e usar etiquetas de preço para padronizar as prateleiras e não marcar os preços item a item, manualmente.

5. Cumprir com todas as obrigações fiscais

O não cumprimento das obrigações fiscais como emissão de nota, geração correta do SPED e demais declarações contábeis geram uma falsa sensação de “economia” porque momentaneamente se paga menos impostos, através da sonegação. Porém, além de ilegal é uma grande trava de crescimento, porque o efeito colateral da sonegação é a desorganização dos controles e despadronização.

Para cumprir as obrigações fiscais, entendendo o tamanho da variedade de itens que possui um supermercado, é essencial que se tenha um sistema para que desde o cadastro e entrada de itens tudo já seja feito de maneira padronizada. Assim, no momento da emissão da nota, a tributação já estará corretamente configurada.

Além de facilitar a tributação correta dos itens, o sistema é essencial para a emissão de nota fiscal eletrônica (NFC-e), porque precisa estar conectado com a internet para enviar os arquivos fiscais. Seu contador também é beneficiado, já que o sistema pode armazenar e enviar as informações prontas para que ele faça as declarações necessárias.

Dos 5 motivos apresentados, em qual você se encaixa?

Um sistema completo de gestão precisa além de informatizar, dar mais inteligência para o seu supermercado. Por isso nós fizemos este artigo, pensando em estabelecimentos que estão insatisfeitos com seus resultados e que precisam melhorar a gestão.

Nós, da G2 Sistemas, ajudamos proprietários de supermercados que estão insatisfeitos com seus resultados a conquistar novas formas de fazer o gerenciamento da sua rotina. E nós fazemos isso através de sistemas de gestão.

Por isso, se você busca um parceiro de tecnologia para ajudar seu supermercado crescer, conte com o time da G2 Sistemas, entre em contato enviando uma mensagem clicando aqui, ou ligue nos telefones: (89) 3422-5133 / (89) 99929-5020 / (89) 99405-1577 , que nós teremos satisfação em atender seu estabelecimento!

Leave A Comment

What’s happening in your mind about this post !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *