Qual a tarefa mais difícil em um supermercado que não possui sistema informatizado?

17788 scaled

Neste artigo você irá entender a importância de sistemas informatizados em atividades como o controle de vencimento dos produtos de seu supermercado.

Os desafios na gestão de um supermercado seja ele grande, médio ou pequeno nos dias de hoje, com certeza são inúmeros, desde a contratação de funcionários, compra de mercadorias, busca por lucratividade, gestão de estoque, até a organização diária das prateleiras, que precisam estar sempre preparadas para atrair os clientes.

Em meio a grande concorrência, os comerciantes buscam sempre um diferencial para engajamento dos clientes, seja nos lançamentos, diversidade de produtos e claro preços que fideliza a clientela, mas as condições de validade dos produtos nas prateleiras de seu supermercados também farão diferença na decisão de compra e até mesmo de retorno para um próxima visita.

A tecnologia se faz cada vez mais presente em nosso dia dia e com ela a necessidade de nos adaptarmos. Para os donos de supermercados, isso não é diferente já que o volume de informações para organizar e controlar só aumenta para se manter competitivo, além de adequações fiscais e burocráticas que precisam ser realizadas.

Informatizar o comércio já não é mais um diferencial, mas sim uma questão de sobrevivência para o estabelecimento que deseja atingir novos patamares de lucratividade e crescer dentro de seu setor. Dessa forma, ferramentas que auxiliam este processo, se fazem cada vez mais indispensáveis, até mesmo nos pequenos estabelecimentos onde a concorrência também existe.

O que significa informatizar o supermercado?

Informatização é toda a parte da tecnologia que está presente no dia a dia do supermercado para realizar suas atividades. 

Um sistema informatizado é parte crucial no caso de um supermercado, e se faz presente para auxiliar em várias atividades que são realizadas todos os dias, como lançamento de notas fiscais, registro de vendas, controle de estoque, além de impressoras de notas fiscais, leitor de código de barras, entre outros.

Hoje em dia muitas das atividades necessárias para manter o supermercado competitivo, já não se tornam possíveis sem o auxílio de um sistema informatizado, por isso a G2 Sistemas se faz presente para trazer soluções de forma a facilitar a gestão de seu estabelecimento, trazendo ganhos de tempo e dinheiro para o seu bolso.

A tarefa mais difícil em um supermercado não informatizado

Sem dúvidas, se puder elencar dentre todos os esforços para manter um supermercado não informatizado, umas das tarefas mais difíceis, é o controle de vencimentos dos produtos, um assunto um tanto quanto delicado e que se não tratado de forma correta pode trazer inúmeros problemas ao estabelecimento.

A validade ou como chamamos tecnicamente na gestão de estoque de “Tempo de Prateleira”,  nada mais é que um termo usado no comércio para determinar o tempo de vida útil de um produto e consequentemente as regras para o tempo que o mesmo pode fica em exposição nas prateleiras. 

O que acontece quando se controla mal os vencimentos?

Quando pensamos em vencimento, de certa forma este problema é mais evidente e exige mais cautela em produtos perecíveis. Mas o mesmo se aplica na grande parte dos itens que compõem as prateleiras dos supermercados, e o desafio está justamente aí, já que é necessário entender que cada tipo de produto, seja ele de alimentos ou não, pode possuir um “Tempo de Prateleira” ou validade específico.

Manter produtos vencidos em exposição para venda pode acarretar ao estabelecimento, falta de credibilidade e até mesmo problemas jurídicos, além disso cada governo possui leis específicas para este tema dos quais você precisa estar sempre por dentro.

Hoje em dia o controle e acompanhamento dessas informações é essencial, já  sendo adotada por boa parte dos supermercados e se torna uma ferramenta valiosa para identificar problemas futuros relacionados a vencimento e consequentemente evitar perdas. Produto vencido precisa ser descartado.

Normalmente, o proprietário do supermercado já calcula em sua margem de lucro, uma parte que é dedicada a perda de produtos por vencimento. Por isso, controlar bem os vencimentos e trabalhar de maneira inteligente o estoque para este fim, significa atuar diretamente na margem de lucro dos produtos vendidos.

Os benefícios de se implantar um sistema com controle de vencimentos

Não é viável trabalhar com controle de vencimento dos produtos do supermercado sem utilizar um sistema e ter já o comércio informatizado. Por isso, para conseguir trabalhar o controle de vencimentos, é crucial ter um sistema de gestão que faça este controle.  

Os benefícios de implantação de sistemas informatizados são inúmeros, mas podemos enumerar vários relacionados ao controle de vencimentos. É possível elaborar relatórios que podem auxiliar na prevenção de vencimentos futuros e a identificação de produtos que possuem esse comportamento de forma recorrente, dando ao dono do estabelecimento insumos para decisões como a não compra de produtos por meio dessas informações do sistema.

A falta da informatização tira o controle e a previsão de quantidades de vendas e estoques da mão do proprietário e muitas vezes cede essa responsabilidade para o representante, que faz estimativas de vendas com base no que é comprado com frequência. 

Porém, um supermercado possui uma variedade muito grande de produtos e por isso torna-se inviável trabalhar no achismo. Com relatórios que forneçam informações sobre o giro de produtos e de estoque (como já falamos nesse artigo), ou que apresentem informações sobre o vencimento dos produtos, a previsão e consumo se torna muito mais precisa e consequentemente, a perda por produtos vencidos tende a reduzir. 

Não tenho um sistema, o que fazer?

Implementar um sistema é parte do processo de informatização de um estabelecimento comercial como um supermercado. Nesse artigo, você encontra todos os passos e o que é preciso para se tornar informatizado.

Verifique se você já cumpre com todos os passos descritos no nosso artigo. Assim, você já irá fazer a coisa certa e estará preparado para colocar tudo para funcionar. 

Se você tiver alguma dúvida em relação ao processo de informatização, ou procura um parceiro de tecnologia da informação para lhe ajudar com isso. Fale com a G2 Sistemas. Você nos encontra enviando uma mensagem clicando aqui, ou ligue nos telefones: (89) 3422-5133 / (89) 99929-5020 / (89) 99405-1577 

Leave A Comment

What’s happening in your mind about this post !

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *